Seu cabelo precisa de quê? Papo sobre Hidratação, Reconstrução, Nutrição e Umectação

Sabe quando a gente compra aquele creme M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O que a amiga indicou e deixou o cabelo dela lindo de bonito *-* e no seu... Affh, melhor nem comentar, ficou uma titica. Talvez o seu cabelo não estivesse precisando tanto daquele “tratamento”, e tudo em excesso faz mal né?
Como sou loka por assuntos “cabelísticos”, resolvi aprender um pouquinho, fiz um cursinho aqui, outro lá e hoje trato dos meus cabelos em casa. Nunca mais paguei uma fortuna no salão para fazerem M* no meu cabelinho e eu sair chorando do shopping (é, não tenho sorte com cabeleireiro, aceito dicas de quem faz mechas no papel, é a única coisa que não sei fazer sozinha [em mim]. Me indiquem profissionais, please =D ).
Em um dos cursos da L’oreal, aprendi sobre cuidados básicos que fazem toda a diferença para ter o cabelo sadio mesmo com tinta, descoloração, progressivas, chapinha e afins. É preciso ter uma rotina capilar, hidratar, reconstruir, nutrir e umectar, então vamos lá!

Hidratação
Repor água dos fios – é fundamental hidratar os fios uma a duas vezes por semana. A hidratação é quem proporciona leveza e movimento aos cabelos. Indicada para todos os tipos de cabelos. Uma máscara hidratante geralmente tem na composição Aloe Vera, D-Pantenol, Ceramidas, Óleos (quase sempre tem óleos, mas não é o ativo principal) e Vitaminas.
Hidratação
 Reconstrução
Repor Proteína – é necessário para recuperar a vitalidade dos fios após procedimentos químicos como descolorações, alisamentos, tinturas, uso em excesso de chapinha e secador, fios desgastados por processo químico ou mecânico que perderam massa capilar.
O componente principal e necessário de uma máscara reconstrutora é a Queratina (hydrolyzed keratin)
PS: Muito cuidado com máscara reconstrutora! Excesso de queratina deixa o cabelo DURO, kkk, digo por experiência própria, só usem toda semana se realmente o cabelo estiver detonado, muito danificado mesmo, caso contrário use de 15 em 15 dias ou até uma vez por mês.
Reconstrução
 Nutrição
Repor Lipídio (gordura) – temos que devolver os nutrientes e gorduras que nosso cabelo vai perdendo no dia a dia. Sabe o brilho que já não aparece mais, aquele viço de cabelo bem tratado que não vem, por mais que a gente use os cremes mais caros... é bonitas, falta nutrir! As máscaras nutritivas são geralmente compostas de óleos e manteigas. Alô gordurinhas, essas são bem vindas =D As mais comuns são essas Karité, Oliva, Argan, Macadâmia e etc.
Nutrição
Umectação
Sim, também é nutrição, mas gosto de usar esse termo por que é uma nutrição mais potente, mais profunda. Vamos ao português bem claro, o famoso banho de óleo \o/ Simmmm, nossas avós já faziam isso, e é muito importante para deixar você com cabelo de diva. Mas lindonas, tem que ser 100% vegetal, os de farmácias não rolam, óleo mineral ou siliconados definitivamente NÃO! Gosto muito do Argan, Macadâmia,
Coco, Castanha do Pará, entre outros e um que é imbatível $$$ é o famoso Azeite Extra Virgem (só o cheirinho que não é dos melhores rsrsrs) Faço geralmente 2vezes por mês.
Umectação
Gatas, é isso, espero que seja útil pra vocês. Lembrando que não sou profissional, cada cabelo uma sentença, isso aqui é uma troca de ideias, das experiências que tenho. Gosto muito de dividir o que me faz bem.
xoxo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...