Inspiração: Quarto Montessoriano

Oi gente, tudo bem?
Desde que entrei nesse mundo materno tenho ouvido falar bastante sobre "Quarto Montessoriano". Pesquisei muito sobre o assunto, e o quarto montessori nada mais é do que um método desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori, caracterizado pela ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.
Vale lembrar que esse ambiente tem que ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo. Objetos pontiagudos e tomadas devem ficar fora do alcance da criança.
O objetivo do quarto montessoriano é promover a autonomia dos pequenos, para que a criança cresça com mais independência, mas ainda é preciso monitorá-la com frequência.
A barra na parede tem uma utilidade só: ajudar a criança a andar, sem depender da ajuda direta dos pais. 
A utilização da barra precisa ser ensinada, claro, devagar, passo a passo, e quando você perceber que seu filho está tentando levantar e dar os primeiros passos. A barra poder ser daquelas de cortina, mesmo, bem presas a mais ou menos 50cm do chão (isso vai variar conforme a altura de seu filho).
Tenho pensado bastante em adotar esse método no quartinho do Samuel, mas ainda estou estudando a ideia porque o quarto dele vai ser junto com o meu.
E vocês, já conheciam esse método? Pras mamães, como é o quarto do baby de vocês? Me conta aí que eu vou adorar saber! Compartilha comigo a sua ideia vai? :)
Espero que tenham gostado!
Me segue no insta e curte o blog no face que você fica por dentro das novidades.
Um beijo e até mais 
Todas as imagens foram retiradas do Google.
Conteúdo retirado do site bebe.com.br.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...